Destaques

  • Olá Dr. Claudecy! Tudo Bem? Gostaria que o senhor me ajudasse a entender o meu comportamento. Já me apaixonei uma única vez e foi muito difícil e demorei anos para esquecê-lo, mas agora não consigo me envolver com ninguém. Sempre arrumo um jeito de afastar os homens que se aproximam de mim. Sou muito comunicativa, tenho muitos amigos e percebo que não sou assim quando um homem se aproxima de mim, fico tímida, embaraçada e muito nervosa. Obrigada pela sua atenção, aguardo sua resposta.

    Amelia, 25 Anos - Ver Resposta

    Olá Amélia, como vai?
    Você já ouviu dizer que "gato escaldado tem medo de água fria"? Pois então, e assim é que funcionam as coisas conosco. Depois de experiências que nos machucaram, que nos fizeram sofrer, naturalmente tenderemos a evitar que as coisas ruins se repitam.
    Porém é importante dizer que cada pessoa internaliza tais experiências de único. Assim, o que fez você sofrer, não necessariamente fará o outro sofrer.
    E aqui você fala que se apaixonou certa vez e foi muito doloroso esquecê-lo, levou anos. E foi isso que você internalizou. "Se eu me apaixonar novamente, corro o risco de sofrer como já sofri, por isso prefiro não me envolver numa relação".
    No entanto, você não está satisfeita com essa situação, parece que tem um lado seu que deseja se entregar, porque saber que é bom, é gostoso, que nos faz ajuda a crescer, e por outro lado o medo de sofrer.
    Em muitos casos Amélia, tais medos nos remetem ao passado, lá atrás quando éramos pequenos, e aí, tentar lutar só é muito difícil, e precisamos da ajuda de um psicólogo para entender o que está impedindo de crescemos.
    Outra dica que pode ajudá-la é um livro Coragem para Amar, da Maria Helena Matarazzo, a editora é Record.

    Um abraço
    Claudecy de Souza
    Psicólogo – 06/69861
    Terapeuta Sexual
    Psicólogo Comportamental Cognitivo
    www.claudecy.com.br | contato@claudecy.com.br

Contato

  • (11) 5092-3898
  • (11) 93800-4469
  • contato@claudecy.com.br
  • Av. Bem-te-vi, 333 - Conj. 61 - Moema - SP

Mídias Sociais

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades em seu e-mail