Terapia Sexual

Ao nos depararmos com os problemas do dia-a-dia, é normal tentarmos resolvê-los, não é? Porém, existem situações da qual não temos conhecimento suficiente para resolver. Por exemplo, se temos um problema na parte elétrica de nossa casa, um problema no dente ou o carro quebrado. São situações que, se não podemos arrumar, precisamos chamar alguém qualificado para nos ajudar.

E quando o problema é de ordem sexual, a quem recorrer?

Muitas pessoas tentam resolver sozinhas, o que pode ser muito bom. No entanto, existem algumas dificuldades ou problemas que sozinhos não temos como resolver. E aí o problema continua... o tempo passa... e o problema permanece, com a possibilidade de se agravar mais.

Para resolver os problemas sexuais, existem os psicoterapeutas sexuais, também chamados de sexólogos. Esses profissionais são psicólogos ou médicos que se especializam no tratamento de problemas sexuais.

Um paciente que atendi com queixa de ejaculação precoce, disse que cresceu achando que a parte sexual não era algo que merecesse tanta atenção, que as pessoas davam mais importância a outras coisas, como trabalho, estudo e, deixava essa parte de lado. Inclusive, que seus pais nunca conversaram com ele sobre esse tema, e agora, ele está vendo como sexualidade influencia nos vários aspectos de sua vida.

De fato, assim como esse paciente, muitas pessoas têm uma história parecida com a dele. E só entenderão a importância da sexualidade em sua vida, somente diante de um problema sexual.

A sexualidade é um assunto tão importante quanto delicada, merecendo ser tratada com respeito, por profissionais qualificados e éticos.

Dependendo do problema sexual, as causas orgânicas podem ser responsáveis por, no máximo, 20 a 30%. Ao procurar um profissional para um tratamento, precisamos conhecer um pouco o seu modo de tentar resolver os problemas, pois se ele acreditar que é com o medicamento ou cirurgia que resolverá o problema, que é de ordem psicológica, o resultado não será o satisfatório. Um exemplo é a ejaculação precoce, que tem uma divulgação de cura por uma cirurgia miraculosa, sem fundamentos científicos comprovados. Além de serem enganados, a maioria dos homens, frustrados, continua procurando uma cura, após ter gasto boa quantia de dinheiro, e ainda, com seu problema o atrapalhando.

Podemos procurar o terapeuta sexual para nos ajudar a solucionar várias questões envolvendo problemas sexuais, como uma disfunção erétil (impotência), uma ejaculação sem controle ou uma anorgasmia (falta de orgasmo). Quem sabe, para ajudar a resolver problemas de incompatibilidade sexual do casal, e mesmo a falta de vontade para o sexo.

No consultório do psicoterapeuta sexual, o paciente (ou casal) apenas conversa e planeja, com a orientação do psicoterapeuta, o que irá fazer durante os dias entre uma sessão e outra. Instruções são passadas ao paciente, e este deverá cumprir, sempre que possível. Se não foi possível fazê-las, cabe falar ao terapeuta, para que este descubra por quê não está sendo possível, e então arranjem uma saída. São exercícios que serão feitos várias vezes com a pessoa com quem se deseja fazer sexo.

Na terapia sexual não se pratica, nunca, qualquer atividade sexual no consultório ou com o psicoterapeuta sexual. O paciente somente terá atividades sexuais com a pessoa com quem deseja fazer sexo!

Para que o tratamento tenha êxito, o importante é não desistir porque as coisas não estão funcionando tão rápido quanto queremos. É preciso ter paciência e confiar no psicoterapeuta sexual.

Se não houver confiança no terapeuta, é preciso dizer isso a ele. O psicoterapeuta sexual é um profissional e sabe o que fazer nestas horas. Se achar que é melhor para o paciente encaminhá-lo para outro psicoterapeuta que possa ajudá-lo mais, ele o fará. O tratamento só funciona se houver confiança e o terapeuta sabe que isto é que fará o paciente resolver seu problema.

Caso, você que está lendo, tiver alguma dificuldade no sexo, procure ajuda especializada, pois os problemas tendem a piorar com o decorrer do tempo tornando mais difíceis de serem tratados. Além do que, manter um problema é sofrer sem necessidade!

Contato

  • (11) 5092-3898
  • contato@claudecy.com.br
  • Av. Bem-te-vi, 333 - Conj. 61 - Moema - SP

Mídias Sociais

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades em seu e-mail