Ejaculação Precoce

O que é?

Para ser caracterizado como ejaculação rápida (ER) o homem precisa ter dificuldades para controlar o orgasmo e ejaculação com estimulação mínima antes, durante ou logo após a penetração e antes que ele o deseje. Essa dificuldade está presente em todas ou quase todas as suas relações. Casos esporádicos de ER que pode ocorrer por vários motivos (por exemplo, muita excitação, preocupações) e quando a pessoa está sob efeito de alguma substância química, não devem ser utilizados como referências para o diagnóstico de ER.

Observação: a ejaculação e o orgasmo apesar de ocorrerem em seqüência são fisiologicamente independentes.

Qual a porcentagem de homens com essa dificuldade?

Pesquisas realizadas por Rodrigues Jr. e colaboradores em 1995 apontou que essa dificuldade atinge de 22% a 38% dos homens em alguma fase da vida adulta.

Outra pesquisa realizada com 3000 homens entre 18 e 70 anos, em 2004 sob a coordenação de Carmita Abdo, apontou que 57% dos homens brasileiros apresentam ejaculação rápida.

Causa

Orgânico: alguns apresentam dificuldade no controle ejaculatório após cirurgias na próstata, uso de medicamento que atrapalham o funcionamento normal dessa função ou problemas congênitos.

Psicogênico: são aquelas que não se identificam com nenhuma causa orgânica, ou seja, sua origem é psicológica e isso implica em diversos fatores que podem ter gerado essa disfunção.

Fatores psicogênicos que podem desencadear a Ejaculação Rápida:

•    Funções psíquicas alteradas por causa do estresse, abuso de drogas e/ou medicamentos, ansiedade e depressão;
•    Preocupação com o desempenho sexual (ex.: não posso falhar com essa mulher porque não serei aceito. Tenho que começar as carícias já com o pênis ereto. Tenho que ser um super-homem na cama e nunca falhar);
•    Pensamentos equivocados que são gerados por conceitos errôneos sobre a sexualidade (ex.: expectativas irreais, mitos, tabus, preciso ter um pênis grande para dar prazer à mulher);
•    Sentimentos e pensamentos que prejudicam a libido (ex.: culpa, vergonha, medo, timidez);
•    Insatisfação ou distorção da própria imagem corporal (ex.: envelhecimento, obesidade, tamanho do pênis);
•    Conflitos de identidade sexual (masculina ou feminina), de preferência sexual (parafilias) e de orientação sexual (homo, hetero, bissexualidade);
•    Acontecimentos ao longo da vida (ex.: separação, viuvez, dificuldades na relação, dificuldades financeiras, abuso sexual, traumas);
•    Dificuldades no relacionamento (ex.: falta ou diminuição do desejo sexual, problemas sexuais da outra pessoa, falta de admiração pela parceria, problemas na comunicação do casal, falta de atração física/sexual pela outra pessoa, infidelidade).

Tratamento:

Quando estamos diante de uma ER de fundo psicológico, o tratamento teve feito por um profissional psicólogo especializado terapia sexual.

Após a avaliação o especialista terá condições de fazer um diagnóstico e levantar as possíveis causas que estão desencadeando o problema.

Durante o processo terapêutico a pessoa enxergará muitos comportamentos inadequados, que além de causarem o problema da ejaculação rápida, também atrapalham em outros aspectos da sua vida.

Existem técnicas específicas para a ER que o especialista no momento adequando utilizará para ajudar na solução desse problema.

Eu fico preocupado com a freqüência com que recebo pacientes que comentam sobre tentativas de tratamentos anteriores na qual foram utilizados recursos como cirurgias ou medicamento quando o problema era de fundo psicológico ou mesmo o uso de técnicas sem o respaldo científico. Isso é muito sério.

Para as pessoas que apresentam esse problema com a ejaculação e a origem é orgânica, o tratamento é via medicamento ou cirúrgico dependendo da análise médica.

Bibliografia

ABDO, Carmita. Estudo da vida sexual do Brasileiro. 2004.

RODRIGUES JUNIOR, O. M. Psicologia e Sexualidade. São Paulo: Medsi, 1995.

Conteúdos Relacionados

Crossdresser

O que é? Esse é um assunto que poucos conhecem e costuma causar estranheza quando as pessoas têm contato com o assunto, o que normalmente

Bulimia Nervosa

O que é bulimia? A Bulimia Nervosa (BN) é um transtorno alimentar caracterizado por episódios freqüentes de ataques a comida, com a sensação de descontrole,

Dispareunia

O que é dispareunia? É a dor genital associada ao ato sexual com penetração ou com a possibilidade da penetração. Isso tanto para homens como

Por que procurar ajuda?

Quando se trata de dores, toda ajuda é bem-vinda.

Assim como um tratamentos de dores físicas, a psicologia e psicoterapia cuidam e levam o paciente ao processo de tratamento de começo, meio e fim. Tais dores, como medos, problemas de relacionamento, ansiedade, desencadeiam depressão e mais outras dificuldades que atrapalham a saúde emocional do indivíduo. A psicoterapia auxilia a entender e enfrentar problemas e conflitos internos que, sozinho, você não consegue. Por isso eu estou aqui para te ajudar.

Você também pode me fazer uma pergunta. Apenas seu primeiro nome e pergunta serão divulgados.