Separação dos Pais: e os filhos?

Quais seriam os cuidados que um casal que vai se separar deveria tomar tendo em vista as consequências da decisão sobre filhos?

A separação na maioria das vezes é muito dolorosa e de alguma maneira acarretará perdas, seja para o casal, seja para os filhos.

É necessário entender que os pais ocupam um lugar especial na vida dos filhos, que estes se espelham nos exemplos dos pais. E não precisamos ir muito longe para ver isso, basta olhar ao nosso redor que veremos alguns exemplos do que estou falando: pais que costumam gritar com os filhos, ter um comportamento mais áspero, reparem que estes filhos reproduzem o mesmo comportamento nas suas relações sociais.

Lembro de uma criança de 9 anos de idade que atendi, com a queixa vindo da escola de agressividade, brigava com os colegas e xingava muito. Ao ouvir os pais, percebi com clareza que eles agiam assim com a criança em casa. Como desejar que ela não reproduza na sociedade o mesmo comportamento? Mas não devemos esquecer que as coisas boas elas também copiam.

Diante dessa compreensão, podemos imaginar como é doloroso e difícil para os filhos ver os pais se separando. Imaginem a confusão na cabeça de alguns filhos que precisam escolher com quem vai ficar.

Situações assim se tornam um cenário propício para o desencadeamento algum problema, e logo começam a aparecer os sintomas, seja na escola, com os amigos, nas relações afetivas.

Mas o que fazer então se não há alternativa a não ser a separação?

Os pais precisam conversar muito com os filhos, mostrar as dificuldades de continuar vivendo juntos, comunicar o que está acontecendo. Preparar os filhos aos poucos, com muito respeito e carinho, colocando-se no lugar do filho, imaginando o quão difícil pode ser para ele entender e aceitar a separação dos seus dois maiores ídolos. É com calma, carinho, dando todo suporte que for preciso para o filho elaborar internamente essa perda, que se pode amenizar o sofrimento e possíveis problemas oriundos dessa separação.

Mesmo assim, para muitos pais e filhos, essa processo é desgastante, sofrido, e tais famílias podem buscar ajuda um psicólogo, que irá ajudá-las a resolver essa questão de modo mais adequando e menos desastroso.

Gosto de lembrar, que o casal não é obrigado a viver junto e infeliz até que a morte os separe, mas é uma obrigação fazer o que for possível para proporcionar o bem estar dos filhos.

Conteúdos Relacionados

Términos

Terminar ou não a relação: uma questão para ser pensada.  Quando nos envolvemos com alguém, e se essa relação está gostosa, desejamos que seja para

Bulimia Nervosa

O que é bulimia? A Bulimia Nervosa (BN) é um transtorno alimentar caracterizado por episódios freqüentes de ataques a comida, com a sensação de descontrole,

Apotenofilia

A obtenção da excitação e orgasmo decorre do desejo de ser amputado. Tais pessoas ficam obcecadas em encontrar um modo de ter parte de corpo

Por que procurar ajuda?

Quando se trata de dores, toda ajuda é bem-vinda.

Assim como um tratamentos de dores físicas, a psicologia e psicoterapia cuidam e levam o paciente ao processo de tratamento de começo, meio e fim. Tais dores, como medos, problemas de relacionamento, ansiedade, desencadeiam depressão e mais outras dificuldades que atrapalham a saúde emocional do indivíduo. A psicoterapia auxilia a entender e enfrentar problemas e conflitos internos que, sozinho, você não consegue. Por isso eu estou aqui para te ajudar.

Você também pode me fazer uma pergunta. Apenas seu primeiro nome e pergunta serão divulgados.