Anorgasmia

O que é anorgasmia?

Anorgasmia significa ausência ou dificuldade de sentir o orgasmo. E não deve ser considerado como uma doença física ou algo parecido.

Negar a anorgasmia é a primeira atitude defensiva para muitas mulheres. O fato é que entre 50 e 70% mas mulheres têm dificuldade ou incapacidade de chegar ao clímax na relação. O que significa que boa parte das mulheres que dizem sentir orgasmos, mentem, fingindo o que não sentiram.

No passado, dizer isso, não pesaria tanto, afinal era negado a mulher a possibilidade de sentir ou expressar o seu prazer. Mas se observasmos as estatísticas de hoje veremos um número não muito distante da realidade de algumas gerações atrás. Isso é assustador.

Qual a origem?

As causas têm diversas origens, entre as mais comuns, encontramos abuso ou violência sexual durante a infância ou mesmo quando adulta, falta de conhecimento e intimidade do próprio corpo, falta de conhecimento do corpo da parceria, educação rígida, religião, ansiedade, estresse e a rotina no relacionamento. Esses fatores muito contribuem para a anorgasmia.

O que fazer?

Para muitas mulheres, essa parece ser uma grande barreira para ser vencida. É preciso ter muito diálogo com o parceiro. Falar o que você sente, como gostaria que ele a ajudasse, orientá-lo na maneira mais adequada para te acariciar. É importante que você sempre diga para ele como está se sentindo, o que você mais gostou, isso será um norteados para ele. Assim, ele poderá explorar o que mais te agrada.

A falta de intimidade na relação impede que o casal desfrute do prazer que o sexo pode proporcionar. Diálogos sadios, brincadeiras, fantasias, respeito, são ingredientes indispensáveis para o sucesso na relação sexual. Isso faz a relação do casal amadurecer.

Do outro lado estão comportamentos como, fingir ter um orgasmo, não dialogar sobre os sentimentos, ter medo de falar de seus desejos, em nada contribuirá para o amadurecimento da relação, bem como o progresso em busca do orgasmo.

Porém, algumas mulheres aparecem no meu consultório, mostrando-se incapazes de resolverem essa questão. É aí que entra o papel da psicoterapia especializada na sexualidade. E interessante notar, que a anorgasmia, bem como outras disfunções, aparecem como sintomas, denunciando outros aspectos da sua vida que estão necessitando de atenção.

Você se conhece intimamente?

Para transformar a relação sexual numa experiência que agrade aos dois, é preciso que ela (e ele também) diga quais são seus pontos mais erógenos. Mas como fazer isso se você não se conhece bem? Não sabe quais pontos no seu corpo dão mais prazer. Pois bem, então mãos a obra: descobrir que seu corpo pode te dar muito prazer, será fantástico, experimente.

Assim como aprendemos a andar, ler, dirigir, comer, nós também aprendemos a atingir o orgasmo. Ninguém nasce sabendo ter o orgasmo! O que ocorre para muitos, é esse aprendizado ser de uma maneira muito natural, enquanto para outros é necessário um percurso maior.

Cada pessoa tem seu desenvolvimento de acordo com seu ritmo.

Algumas pessoas são vítimas de violência e ou abuso sexual, outras têm uma criação muito rígida, outras cobram, exigem muito de si, outras algum tipo de trauma, e muitas questões anorgásmicas estão associadas à baixa auto-estima.

Conteúdos Relacionados

Fetichismo

O foco está o uso de objetos inanimados, entre os objetos de fetiche mais comuns estão calcinhas, soutiens, meias, sapatos, botas ou atentam para apenas

Sadomasoquismo

Essa é a união de duas palavras: Sadismo e Masoquismo. O Sadismo tem origem em François Donatien Alphonse de Sade (Marquês de Sade) 1740-1814 –

Por que procurar ajuda?

Quando se trata de dores, toda ajuda é bem-vinda.

Assim como um tratamentos de dores físicas, a psicologia e psicoterapia cuidam e levam o paciente ao processo de tratamento de começo, meio e fim. Tais dores, como medos, problemas de relacionamento, ansiedade, desencadeiam depressão e mais outras dificuldades que atrapalham a saúde emocional do indivíduo. A psicoterapia auxilia a entender e enfrentar problemas e conflitos internos que, sozinho, você não consegue. Por isso eu estou aqui para te ajudar.

Você também pode me fazer uma pergunta. Apenas seu primeiro nome e pergunta serão divulgados.