Temas Abordados
Olá Amélia, como vai?
Você já ouviu dizer que "gato escaldado tem medo de água fria"? Pois então, e assim é que funcionam as coisas conosco. Depois de experiências que nos machucaram, que nos fizeram sofrer, naturalmente tenderemos a evitar que as coisas ruins se repitam.
Porém é importante dizer que cada pessoa internaliza tais experiências de único. Assim, o que fez você sofrer, não necessariamente fará o outro sofrer.
E aqui você fala que se apaixonou certa vez e foi muito doloroso esquecê-lo, levou anos. E foi isso que você internalizou. "Se eu me apaixonar novamente, corro o risco de sofrer como já sofri, por isso prefiro não me envolver numa relação".
No entanto, você não está satisfeita com essa situação, parece que tem um lado seu que deseja se entregar, porque saber que é bom, é gostoso, que nos faz ajuda a crescer, e por outro lado o medo de sofrer.
Em muitos casos Amélia, tais medos nos remetem ao passado, lá atrás quando éramos pequenos, e aí, tentar lutar só é muito difícil, e precisamos da ajuda de um psicólogo para entender o que está impedindo de crescemos.
Outra dica que pode ajudá-la é um livro Coragem para Amar, da Maria Helena Matarazzo, a editora é Record.
Um abraço
Claudecy de Souza
Psicólogo – 06/69861
Terapeuta Sexual
Psicólogo Comportamental Cognitivo
www.claudecy.com.br | contato@claudecy.com.br
Pergunta Enviada com Sucesso!
Preencha todos os campos!
Não foi possível enviar a pergunta!
Links Úteis
Contato
Newsletter