Boa tarde Dr. Claudecy!
Meu nome é João Pedro e estou com um problema. Recentemente descobri que uma pessoa muito proxima a mim sofreu violencia sexual la pelos seus 11 anos de idade. Hoje ela já esta com seus 20 anos e por mais que ela negue que tenha qualquer sequela, eu ja identifiquei 3 problemas: 1º Ideia fixa que ela não quer viver mais do que 40 anos. 2º Anorgasmia 3º Baixa alto estima Por mais que eu tente, não estou conseguindo fazer que ela procure um especialista no assunto e estou sem saber o que fazer. Não posso forçar ela ir (por causa do genio forte dela) e tenho medo de ficar tocando no assunto toda hora e piorar o quadro. Gostaria que o senhor pudesse de dar alguma ajuda. Grato pela atenção.
João, 30 anos |
Olá, como vai?
Essa é uma situação um tanto delicada para mexer. No entanto, algumas questões pessoais, por mais que pareça inadequado aos olhos dos outros, não se pode forçar a pessoa procurar ajuda.
Enquanto ela não perceber que tais questões estão atrapalhando a vida dela, causando danos nas suas relações, ela não procurará ajuda.
Entendo que deve ser angustiante para você que está perto, perceber e não poder fazer muito coisa.
Seria muito importante, ao poucos, ela começar a perceber que pode ter uma qualidade de vida sexual melhor, se resolver essa questão da anorgasmia a qual você se refere, bem como, se a questão da violência sofrida estiver a atrapalhando, ela poderá também usufruir de melhor qualidade nas suas relações se essa questão for trabalhada com um profissional.
Por isso, sugiro que pouco a pouco, você aborde a importância dela procurar a ajuda de um psicólogo, de preferência um psicoterapeuta sexual para ajudá-la não só na questão do possível trauma que ela carrega, bem como na questão sexual.
Um abraço
Claudecy de Souza
Psicólogo – 06/69861
Terapeuta Sexual
Psicólogo Comportamental Cognitivo
www.claudecy.com.br | contato@claudecy.com.br